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Um pneu compõe-se é composto de por vários elementos que permitem cumprir fazem que cumpra corretamente com a sua função. Conhecê-los minimamente proporciona-nos uma informação que contribui para a nossa segurança, conforto e poupança.
O que é um pneu?
O pneu é um dos elementos mais importantes que integram o veículo, fruto de inúmeras inovações tecnológicas.
Estas inovações servem para que os pneus do automóvel o agarrem à estrada enquanto conduz, com as melhores prestações e máxima segurança. Proporcionam aderência, transmitem a força de aceleração e de travagem, tornando confortável a viagem e guiando o veículo com precisão.
Existem distintas medidas de pneus, distintas equivalências de pneus e distintos modelos, mas em geral um pneu está formado por até 200 compostos.
Alguns deles cumprem, uma função fundamental na segurança rodoviária, eficiência energética e prestações.



Opiniões sobre pneus há muitas, mas existe uma regra de ouro que é comum a todos os especialistas do setor:
“O pneu cumpre um papel fundamental na segurança rodoviária e, portanto, devemos prestar-lhe uma atenção especial”
O que não surpreende, já que no final das contas os pneus são os encarregados de suportar todo o esforço do veículo. Uma qualidade superior do pneu, um controle exaustivo do desgaste ou uma revisão periódica da pressão dos pneus, são alguns fatores que o ajudarão a ter uma condução mais segura em estrada.
Os nossos especialistas recomendam a ter em conta este aspeto, como parte integrante da educação rodoviária: “Na hora de realizar comparações entre pneus, não esqueçamos nunca que a nossa segurança no automóvel depende diretamente da qualidade e do estado dos pneus”.
Os melhores serviços para que os seus pneus estejam sempre em condições perfeitas, desde o equilibrío de rodas ao moderno enchimento com nitrogénio.
Na Euromaster sabemos a importância de ter os pneus em bom estado, uma vez que são o único ponto de contacto do veículo com a estrada. Daí a importância de os observar frequentemente, para assegurar a sua qualidade e prestações, assim como para garantir a sua segurança e a da sua família.
– Pressão: Uma correcta pressão dos seus pneus ajuda a prevenir o desgaste prematuro dos mesmos, melhora a segurança, permite que durem mais e ajuda a preservar o meio ambiente. Observá-la é uma tarefa fácil que deve ser feita pelo menos uma vez por mês e com as rodas do carro frias, ou seja, que tenham circulado menos de 4 km a pouca velocidade.
Para verificar a pressão dos seus pneus, aconselhamo-lo a visitar um centro especializado onde os manómetros estão calibrados adequadamente. Visite uma das suas oficinas Euromaster mais próxima.
– Desgaste: A profundidade do rasto dos pneus é muito importante para a segurança, sobretudo no Inverno. Para verificar o desgaste das rodas do seu carro o ideal é ter um profundimetro, caso contrário, os pneus trazem umas marcas que o ajudam a visualizar quão desgastados estão. Se a marca chega ao mesmo nível que o rasto chegou o momento de mudar de pneus e comprar rodas novas.
– Alinhamento: O alinhamento das rodas ou paralelismo, como também é conhecido, consiste em colocar em paralelo os eixos entre si e as rodas de cada eixo. Além de ajustar os diferentes ângulos das rodas seguindo os valores estabelecidos pelo fabricante do carro. Para detectar facilmente se existe um problema de alinhamento, deve passar a mão pela banda de rodagem desde a parte exterior para a interior e ao contrário. Se nota certas irregularidades do interior para o exterior estamos perante um problema de convergência ou fecho e se é ao contrário de divergência ou abertura.
– Válvulas: Na Euromaster recomendamos-lhe mudar as válvulas de cada vez que tenha que mudar de pneus. São muito importantes para que o pneu conserve a sua hermeticidade. Suporta uma grande pressão e gradualmente irá gastando-se pelas forças que se geram ao girar a roda.
Esta normativa entrou em vigor a 1 de Novembro de 2012 e tornou obrigatória a etiquetagem de pneus.
Em que consiste exatamente a etiqueta europeia de pneus? Nós explicamos-lhe.
1. O que é a etiquetagem europeia de pneus e que pneus afeta?
A etiquetagem europeia de pneus é um novo sistema regulador de classificação de pneus que melhorará a segurança na estrada,contribuindo para reduzir o consumo de combustível e, portanto, o impacto ambiental do transporte rodoviário.
A normativa de pneus permitirá avaliar três aspetos fundamentais do pneu, ajudando o consumidor a reconhecer e a diferenciar pneus de melhor e pior qualidade, no momento em que tenha que decidir que pneus comprar.
O regulamento da etiquetagem de pneus será aplicável aos pneus de 4×4, turismo, camioneta, camião e autocarro. Ficam isentos da etiqueta estandardizada os pneus recauchutados, os pneus com pregos ou de competição, entre outros.
Com esta normativa para pneus, cada vez mais clientes estarão cientes da equivalência dos pneus e de que nem todos os pneus apresentam o mesmo perfil de rendimento. Além disso, proporcionará segurança para a compra de pneus e fornecerá maior conhecimento sobre o rendimento e a homologação dos pneus, ajudando na escolha de pneus que ofereçam uma maior poupança de combustível e um maior rendimento dos pneus.
Toda a informação necessária sobre um pneu encontra-se registada na parede lateral: desde as medidas dos pneus e o seu consumo até indicações sobre a pressão dos pneus.
Com estes dados poderá calcular no nosso localizador de pneus as equivalências de pneus que existem para as rodas do seu automóvel e realizar uma comparação entre os pneus de distintas classes e marcas que sejam compatíveis com o seu veículo